Quero Aderir Acesse sua Conta Fale Conosco

Boletim

RaizPrev Investimentos

Olá! bem-vindo ao nosso resumo sobre os investimentos da RaizPrev.

Aqui você fica por dentro das principais análises dos seus investimentos e perspectivas do mercado financeiro.

O objetivo desta primeira análise é olhar para o retrovisor e os reflexos sobre o que vem para 2023. Vem com a gente?

Mas antes, vamos relembrar quais as vantagens da RaizPrev? Qual outro tipo de investimento você possui contrapartida de 100% da contribuição e ainda pode ter economia do imposto de renda?

Caso faça a declaração de imposto de renda pelo modelo completo, na fase da acumulação você pode deduzir até 12% da sua renda anual tributável, assim como você deduz gastos com educação e saúde.

Dependendo do regime de tributação que optou (progressivo ou regressivo), caso guarde seu saldo para o longo prazo, seguindo o objetivo desse benefício existir, quando for receber sua renda você pode chegar a pagar apenas 10% de imposto de renda. Sendo que na maior parte dos investimentos o mínimo de imposto de renda é 15%.

Lembrando que na previdência não existe come-cotas e que por sermos uma Entidade de Previdência Privada sem fins lucrativos oferecemos uma baixa taxa de custeio e enquanto funcionário ativo quem paga este custeio é a empresa.

Agora que já vimos quantos benefícios a RaizPrev oferece vamos retomar para nossas análises do mercado financeiro:

O surto inflacionário, que alcançou patamar inédito nas últimas décadas, foi o principal tema de 2022 e foi impulsionado por distorções pontuais originários da crise da Covid-19. Bancos centrais, que passaram parte da última década discutindo os desafios de estimular a economia através da política monetária (reduzindo juros), viram-se obrigados a elevar os níveis das taxas de juros, muitas vezes, em ritmo acelerado.

Diferentemente do que se observou ao longo de 2021, os ativos de renda variável no Brasil enfrentaram fortes volatilidades e fecharam em 4,69%. O percurso das commodities não foi menos sinuoso, sofrendo brusca influência da guerra entre a Ucrânia e a Rússia e, mais recentemente, pelos sinais de reabertura da economia chinesa.

Apesar das incertezas à frente, o Brasil foi visto como porto-seguro por investidores estrangeiros, que aplicaram mais de US$ 110 bilhões na bolsa ao longo de 2022.

Ainda assim, as dúvidas sobre a condução política permeiam grande parte do noticiário. O Banco Central do Brasil se coloca, inicialmente, como observador dos próximos passos a serem tomados pelo novo governo, carregando uma taxa básica de juros de 13,75%.

Na mesma linha, o mercado segue atento, ciente de que a agenda política e a definição de um arcabouço fiscal serão fundamentais para ditar a política monetária daqui em diante.

Veja abaixo o peso de cada fundo que compõem a carteira de cada perfil e seu retorno no acumulado de 2022 – período usado para as conversas deste relatório.

 

Queremos te ouvir! Você acha que faltou algo na nossa retrospectiva ou gostaria de saber mais sobre o cenário de 2023?

Entre em contato conosco e envie seu feedback e informações que gostaria de receber para o e-mail raizprev@raizen.com.

Voltar