Quero Aderir Acesse sua Conta Fale Conosco

Boletim

Fundos de pensão brasileiros têm a 5ª maior rentabilidade do mundo

A aplicação de dinheiro em fundos de pensão brasileiros nos últimos sete anos gerou bons resultados. Com rendimento real de 28,56% desde 2008, os fundos de pensão do Brasil estão entre os cinco de maior retorno sobre aplicações no mundo.

Em termos nominais, a rentabilidade dos Fundos brasileiros nos últimos sete anos foi de 89,7%., a informação consta no levantamento realizado pelo Núcleo Técnico da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp).

O levantamento feito pela Abrapp envolveu 21 países a partir de dados da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). O ranking, de acordo com a Abrapp, excluiu alguns países como Estados Unidos e Reino Unido, por não terem dados para todos os anos. Por isso, eles não aparecem na tabela abaixo.

Outra conclusão a que chegou o Núcleo Técnico da Abrapp diz respeito à queda dos ativos dos fundos de pensão brasileiros em relação ao PIB. Em 2014, a queda foi de no máximo 0,3 ponto porcentual. “Pelo dado da OCDE, a queda teria sido de 1,3 ponto porcentual, mas vale esclarecer que a metodologia do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro foi alterada, sem que alguns cálculos que envolvem esse indicador tenham levado em conta essa mudança”, observam os técnicos da Abrapp.

Na tabela abaixo, o Núcleo Técnico da associação faz a comparação entre o porcentual antigo e o novo, na relação entre os ativos dos fundos de pensão em contraponto ao PIB. “Se for considerado o valor da nova série do PIB, o resultado será redução de apenas 0,3 ponto porcentual.”

Fonte: AGÊNCIA ESTADO, São Paulo, acesso em 26/05/2015 http://institucional.ae.com.br/

Voltar