Quero Aderir Acesse sua Conta Fale Conosco

Boletim

O inverno chegou

Com o início da estação mais fria do ano, muitas cidades turísticas brasileiras se preparam para receber visitantes. É o caso de Campos do Jordão, em São Paulo, Gramado, no Rio Grande do Sul, Teresópolis, no Rio de Janeiro, entre muitas outras cidades serranas espalhadas, principalmente, pelo Sul e Sudeste do país.

A temperatura baixa nessas cidades nesta época do ano contrasta com a atividade econômica nos Estados Unidos, que segue elevada e mantém a inflação alta por lá. No Brasil, o que subiu novamente foi a taxa básica de juros, que, em maio, foi de 14,75% para 15%. Já o dólar desabou -4,41%.

A tabela abaixo mostra o desempenho dos perfis do Plano diante desse cenário:

Perfil Junho/2025 Últimos 5 anos
Super Conservador 1,04% 56,35%
Conservador 1,13% 53,87%
Moderado 0,98% 46,60%
Agressivo 1,02% 43,46%

 

A beleza de Gramado

Gramado, na região serrana do Rio Grande do Sul, é um dos destinos preferidos para quem quer aproveitar o friozinho do inverno. Entre as muitas atrações da cidade, há o Mini Mundo, que reúne réplicas em miniatura de várias partes do planeta.

Se, na maquete, fosse possível ver a situação da inflação na Zona do Euro (HICP), constataríamos que ela caiu para 1,9%, anualizada, com redução intensa nos custos de energia.

Já nos Estados Unidos, as taxas de juros se mantiveram no intervalo de 4,25% a 4,5% ao ano. O FOMC, órgão responsável por definir a política monetária do país, avaliou que a atividade econômica continua aquecida – taxa de desemprego baixa (4,2%), mercado de trabalho sólido e inflação elevada –, por isso ainda não era o momento de baixar as taxas de juros. Dessa forma, as Bolsas dos EUA exibiram alta volatilidade no mês e fecharam em território positivo, mesmo com queda de 0,5% no PIB, no primeiro trimestre, anualizado. A S&P 500 registrou alta de 4,96%, a Dow Jones, de 4,32%, e a Nasdaq 100, de 5,52%.

Brasil no alto

Para quem gosta de frio, quanto mais no topo a cidade ficar, melhor. Campos do Jordão, no interior paulista, apelidada de Suíça brasileira, é considerada a cidade mais elevada do país, com altitude média de 1.628 metros.

O que também segue nas alturas por aqui são os juros. O Copom elevou a taxa Selic de 14,75% para 15%. Uma das causas desse aumento é a projeção de inflação elevada nos próximos meses. Em maio, o IPCA registrou 0,26%, uma redução de 0,17 p.p. em relação a abril (0,43%). No acumulado do ano, alcançou 2,75%, e, em 12 meses, 5,32%.

Diante desse cenário, o CDI registrou aumento de 1,10%, o IFIX, de 0,63%, e o IBOVESPA, de 1,33%, contrastando com a queda do dólar de -4,41%.

Faça chuva ou faça sol

No inverno ou no verão, no frio ou no calor, todos os nossos Planos são uma boa opção para aquecer os seus investimentos, ainda mais com o mecanismo de contrapartida, no qual a Raízen adiciona um real para cada real investido pelo colaborador.

Confira, no link abaixo, o peso dos fundos que compõem a carteira de cada perfil e o retorno que obtiveram no mês.

Relatórios e Monitoramentos – RaizPrev

Time Futura+

Plano RaizPrev

Voltar